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4Ps: o que são e como aplicá-los em sua empresa

4Ps: o que são e como aplicá-los em sua empresa

Para que uma empresa consiga sobreviver neste mercado tão competitivo, seja ela uma empresa de resíduos industriais ou uma multinacional automotiva, é essencial adotar certas estratégias de marketing.

Para que o marketing seja efetivo é preciso adotar suas bases principais, os 4 Ps.

Neste texto iremos falar sobre o que são os 4 Ps e como aplicá-los no dia a dia de sua empresa, adotando ações de marketing que tragam um resultado de fato.

Fique conosco e acompanhe o conteúdo.

O que são os 4 Ps?

Antes de saber como aplicar os 4 Ps na sua empresa, é importante saber exatamente o que são esses 4 Ps.

Os 4 Ps podem ser resumidos como uma ferramenta de criação e desenvolvimento de estratégias de marketing e que é amplamente utilizado, desde empresas com um mercado mais específico, como uma fabricante de peças para ônibus, como empresas com um mercado mais amplo como uma loja de roupas femininas e masculinas.

O significado de cada P é o seguinte:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

As palavras citadas acima são pilares fundamentais para as estratégias de marketing a serem aplicadas em qualquer negócio.

A partir dessas palavras é possível planejar e executar ações que abrangem tudo o que é importante para um negócio. Desta forma o empreendedor que está se aventurando com o seu negócio no mercado, tem mais chances de atingir o sucesso desejado.

Como aplicar os 4 Ps em sua empresa?

Agora que já sabemos o que são os 4 Ps, vamos explicar como cada um deles podem ser aplicados na prática, no dia a dia de uma empresa.

  • Produto: o produto representa aquilo que a empresa está vendendo, que pode ser um produto ou serviço. Uma empresa que comercializa argamassa baritada, por exemplo, vende um produto. Já uma empresa de limpeza predial, vende um serviço.

Nesta fase da estratégia, o objetivo é considerar e entender todos os detalhes a respeito do que a empresa oferece ao seu consumidor e chegar a um consenso sobre como se destacar da concorrência.

Algumas perguntas são importantes nesse processo como:

  • Quais as necessidades do consumidor?
  • O que fazer para atingir essas necessidades?
  • De que modo o produto ou serviço pode ser um diferencial?
  • Em caso da venda de produtos, qual a aparência deste produto?
  • Em caso da venda de produtos, quais os detalhes técnicos dele e de sua embalagem?
  • Em caso da venda de produtos, qual o ciclo de vida do produto?

 

Para responder essas perguntas é importante identificar as características do público-alvo.

  • Preço: é o valor cobrado pelo seu produto ou serviço. É um detalhe totalmente ligado à sobrevivência do negócio. Além disso, o preço também faz parte do destino do negócio, uma vez que, é através dele que se obtém o capital necessário para manter o negócio ativo;

É importante que o preço não assuste os clientes e também não deixe a margem de lucro baixa;

  • Praça: pode ser definido como o lugar em que o produto será vendido. Nesta fase o empreendedor define se a empresa terá loja física, virtual ou ambas, em suma, como a empresa chegará ao cliente;
  • Promoção: esta fase diz respeito a como o produto ou serviço será divulgado. Pode ser utilizado diversas estratégias como inbound marketing e outras técnicas de atração que envolvem a linguagem que a empresa utilizará e a comunicação com o cliente.

 

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