Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

4 práticas essenciais para ser um líder de sucesso

4 práticas essenciais para ser um líder de sucesso

Ser dono de uma empresa é um privilégio e também um desafio que nem todos conseguem ter, a responsabilidade de estar acima, é um fator difícil de lidar, e assim como um navio que precisa do seu capitão para guiá-lo, dentro de um empreendedorismo é a mesma coisa. 

 

Independente se o segmento for mais específico como a venda de catalisador para tinta, ou uma multinacional de aparelhos eletrônicos, o líder precisa desempenhar sempre o seu papel, tanto para servir de exemplo para seus colaboradores, quanto para conseguir guiar seu negócio levando a conquista dos seus objetivos. 

 

Mas por mais que seja fácil falar, a execução tende a ser mais complicada, e nem todos conseguem chegar ao patamar desejado. Pensando nisso, separamos 4 práticas que são essenciais para você conseguir ser um líder de sucesso. 

 

  1. Esteja aberto a escutar e a receber conselhos

 

A primeira prática que você deve receber é sobre saber escutar, muitos líderes possuem uma mente muito fechada, e não se permitem ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer, querendo executar ações e tomadas de decisões sozinho, o que acaba prejudicando a equipe em muitos aspectos diferentes. 

 

Ter alguém fechado, que pense apenas no individual e que não mude de ideia, acaba gerando um mal estar no grupo e uma gestão ruim, fazendo com que o líder trabalhe praticamente sozinho, e cá entre nós, a individualidade pode ser a ruína de um negócio, afinal, ninguém conhece sobre tudo. 

 

Busque conhecer seus funcionários, esteja aberto a escutar sugestões ou pontos em que possa melhorar, peça conselhos se necessário em áreas que você não conhece tanto, muitas vezes, dentro de sua empresa, algum colaborador pode conhecer mais sobre piso industrial que você, e fornecer boas dicas e conselhos, que serão utilizados dentro da sua gestão. 

 

Quanto mais transparente, compreensível e respeitoso for seu relacionamento com seus colaboradores, mais fácil é das pessoas enxergarem você como um grande líder e um bom exemplo a ser seguido, lembre-se a comunicação é a base de tudo, então mantenha ela para ter um bom relacionamento com todos da sua empresa.

 

  1. Traga segurança e conhecimento para sua equipe

 

A segunda prática para ser um líder de sucesso é fornecer segurança e passar conhecimento para a sua equipe. Você é a figura principal do negócio, tudo gira em torno de você, as pessoas se espelham em seu comportamento, e muitas vezes, refletem atitudes de acordo com o que você faz. 

 

Então, é sempre preciso ser exemplo para seus funcionários e trazer segurança e confiança para eles. Faça com que eles expressem suas opiniões, mostre um lado otimista do negócio, compartilhe seus objetivos, estabeleça um plano de carreira para cada um deles, além disso, mostre o que você conhece sobre o mercado, e sobre a vida de maneira geral. 

 

Quanto mais você se colocar como a base de toda a estrutura, mais confortável seus funcionários se sentirão para desempenhar suas funções, e irão se inspirar em você para ter os melhores resultados possíveis. 

 

  1. Forneça feedbacks constantes e busque não ser tão formal

 

Muitas pessoas tem medo de fazer uma reunião formal, sentado em volta de uma mesa rústica de madeira, esperando as palavras do chefe, então, para não causar qualquer nervosismo, ou gerar mal estar, busque por soluções mais informais, e que gerem um relacionamento mais próximo entre o líder e seus funcionários. 

 

Faça reuniões com um tom mais informal e leve, claro que trazendo a seriedade necessária, mas sem exageros. É importante também, fornecer feedbacks constantes, falar com seus colaboradores sobre possíveis erros e falhas sem gerar qualquer atrito. 

 

Aponte o que pode ser melhorado, sempre ao lado, fazendo papel de mentor, quanto mais você auxilia e ensina as pessoas ao seu redor, mais elas conseguem compreender e corrigir seus erros, de uma forma muito mais limpa, clara e sucinta. 

 

  1. Equilibre sua vida pessoal e profissional e esteja em sincronia consigo mesmo

 

Falamos muito sobre a comunicação com funcionários, a segurança e o conhecimento que você deve trazer e os feedbacks necessários, porém chegou a hora de falar mais sobre si mesmo, ou seja, o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. Todo grande líder precisa estar bem consigo mesmo, para aí sim, transmitir todas as outras práticas que citamos para seus colaboradores. 

 

Para isso, é preciso saber separar o pessoal do profissional, muitos chefes respiram 24 horas por dia o trabalho, e isso acaba afetando seu desempenho, então busque se equilibrar, tenha paciência, saiba suas limitações, separe um tempo para seu lazer, não fique apenas focado no profissional. 

 

É preciso estar em sincronia consigo mesmo, realize meditação, respire fundo, invista no seu interior, quanto mais relaxado você estiver e feliz, mais você consegue ser um líder de sucesso profissional. 

 

Não existe uma fórmula mágica para ser um líder de sucesso, é preciso ter paciência, compreensão, e entender mais sobre suas limitações, e claro trabalho, muito trabalho para conseguir guiar seus colaboradores e seu negócio para o topo. 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

You must login to add a comment.

Posts relacionados