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4 formas de aplicar o marketing de relacionamento

4 formas de aplicar o marketing de relacionamento

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre a importância do marketing de relacionamento, não é mesmo? Afinal, a metodologia visa alcançar tudo aquilo que o empreendedor sonha: o aumento do número de vendas e a fidelização do cliente.

Nesse sentido, sabe-se que ampliar a carteira de clientes, expandir as oportunidades de negócios e aumentar as vendas são objetivos de qualquer empresa. Por isso, é preciso conhecer o marketing de relacionamento e analisar as suas ações corporativas.

Além disso, a concorrência está mais acirrada e o consumidor cada vez mais rigoroso, o que acaba exigindo das empresas não só a qualidade dos produtos, mas também a aproximação, a comunicação e a boa relação entre marca e cliente.

Pensando na importância do marketing de relacionamento para as empresas, preparamos este post. Nele, você encontrará 4 formas simples de promover uma boa relação com os clientes e aumentar as oportunidades de negócio. Quer saber mais? Continue lendo!

1. Identifique a sua persona

O primeiro passo para aplicar o marketing de relacionamento é identificar a sua persona, ou seja, o cliente ideal para o seu negócio. Sendo assim, é importante questionar:

  • Quais características do público-alvo?
  • O que ele gosta de fazer?
  • O que consome?

Uma vez identificado o perfil ideal, colete todos os dados e informações sobre os clientes e, com isso, elabore boas estratégias para atender e suprir as necessidades do público-alvo da sua marca. Isso vale até para nichos específicos, como em empresas de filtro plissado, entre outros.

2. Mantenha um contato personalizado

É quase impossível falar sobre o marketing de relacionamento sem mencionar a importância de manter um contato personalizado. Por isso, não ofereça apenas promoções e descontos para os clientes. Na verdade, é preciso ir além.

Dessa forma, envie mensagens personalizadas e criativas em datas especiais, ofereça conteúdos de qualidade e mantenha o contato mesmo após a finalização da compra.

Além disso, quando for enviar ofertas de produtos e serviços, leve em conta o que cada cliente já comprou e sugira algo de acordo com seus interesses.

Por exemplo: se o consumidor buscou por um sensor de temperatura e umidade na última compra, procure oferecer produtos relacionados.

3. Promova engajamento

Nesse momento, é fundamental realizar uma análise complexa sobre os clientes que mais interagem com a empresa e valorize-os por meio de brindes, por exemplo.

Outra dica interessante é criar sorteios e promoções exclusivas para os consumidores que interagem nas redes sociais da marca, bem como o compartilhamento de posts e os comentários de publicações.

Além do mais, outra opção bem bacana é realizar pesquisas rápidas com os clientes. O Instagram é uma ótima alternativa, uma vez que permite a criação de enquetes, divulgação de diversos produtos (como motor elétrico usado, produtos de decoração, entre outros), por exemplo.

4. Disponibilize plataformas para contato e interação

Por fim, é de extrema importância disponibilizar um canal de comunicação para que os clientes entrem em contato. Aliás, essa é a melhor maneira de garantir um bom relacionamento.

Portanto, conte com as redes sociais, e-mail, telefone, espaço de ouvidoria, chatbots, entre outras opções. É muito interessante oferecer canais diretos, assim como o WhatsApp Business.

Gostou do nosso conteúdo? Já teve alguma experiência com o marketing de relacionamento? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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