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4 dicas sobre a logística reversa

4 dicas sobre a logística reversa

A venda pela internet vem crescendo cada dia mais dentro de nosso cotidiano, e se tornando uma prática comum para a maioria das pessoas que deseja ampliar seu negócio e obter resultados cada vez melhores através do online. 

Com a pandemia e a popularização das compras online, diversos e-commerces ganharam força e sair de casa para ir em um shopping realizar compras se tornou algo até certo ponto raro, sendo muito mais comum pesquisar, encontrar e comprar seus produtos preferidos através de alguns cliques. 

Uma das grandes vantagens que fez este mercado crescer tanto é justamente sua vasta opção, podendo ter diversos materiais, produtos e serviços dos mais variados, como fios e cabos elétricos de diferentes marcas, por exemplo. 

Porém, um dos grandes truques para se dar bem nas vendas online é justamente ter uma boa logística reversa. Mas você sabe o que é isso?

O que é a logística reversa?

De forma bem resumida, a logística reversa é o caminho contrário que seu produto leva após ser vendido para alguém, ou seja, a troca ou devolução que o cliente efetua após a compra do produto na sua loja virtual. 

Não precisamos nem destacar o quanto isso é fundamental para a satisfação do cliente e quanto pode interferir em relação a futuras compras, já que, a devolução e / ou troca, faz parte fundamental de todo o processo. 

Imagine uma pessoa que está montando um projeto de instalações elétricas, mas acabou vendo que os cabos comprados vieram errados, ele precisa urgentemente efetuar a troca para dar andamento ao seu trabalho, quanto mais demorado for a logística reversa, mais insatisfeito o cliente fica. 

Pensando nisso, separamos 4 dicas que vão te ajudar a dominar a logística reversa e se preparar para deixar seus clientes extremamente satisfeitos e com seus produtos em dia. 

  1. Tenha um conjunto de regras sobre política de trocas e devoluções

A primeira dica é possuir muito bem detalhado, todas as regras sobre a política de troca e de devoluções de seus produtos, desde o ponto de coleta, até mesmo prazo e se possui algum valor adicional. 

É preciso deixar tudo muito bem alinhado, para caso o cliente precise, possa efetuar de maneira rápida, prática e segura, a troca ou devolução do produto. 

Não esqueça de deixar tudo bem explícito e de fácil visualização para que seu público veja e realize a troca sem problemas ou dúvidas. 

2. Invista em opções de coletas eficiente e rentáveis

Depois de definir suas políticas de troca e devolução, é hora de analisar as opções do mercado e ver qual é a melhor em termos de eficiência e rentabilidade para o seu negócio. 

Você realizará a coleta no local? Coleta com hora marcada?Irá ter algum ponto de entrega? Realizará tudo pelos correios? Tudo isso tem que ser analisado e colocado na balança para encontrar um termo que seja bom tanto para o seu negócio quanto para os clientes. 

Se você possui uma loja virtual de outsourcing de impressão, por exemplo, talvez seja mais vantajoso realizar a locação dos aparelhos pessoalmente ou com a retirada no local, para que não tenha problemas em relação a danos que possam ser causados. 

3. Tenha um SAC premium

Depois de definido sobre a coleta e a política de devolução e troca, chegou a hora de investir no atendimento ao cliente, e para isso, é preciso que ele seja muito bem desenvolvido e competente. 

A maioria das pessoas que compram online, querem usar seus produtos o quanto antes, então quanto melhor for o atendimento, ou quanto mais informações tiver sobre trocas e devoluções de produtos, mais confortável e seguro o cliente se sentirá.

Treine bem sua equipe, prepare alguns chatbots se precisar, e invista em um SAC de alta qualidade e que corresponda bem a todas expectativas criadas pelos clientes. 

4. Tenha um bom controle de estoque

Por último, é preciso ter um bom controle e noção sobre todos os produtos presentes dentro de seu estoque. Como dito anteriormente, as pessoas têm pressa para usufruir de seus produtos, e toda essa necessidade faz com que isso seja algo que beira o emergencial. 

Por conta disso, tenha sempre peças suficientes de reposição e que possam realizar uma troca rápida e simples, sem precisar de dias para repor ou qualquer outro incômodo para o cliente.

A logística reversa é fundamental para qualquer e-commerce que deseja ter um bom relacionamento entre o cliente e o seu negócio, gerando uma troca ou devolução que seja rápida, simples e prática, agradando tanto ao cliente quanto ao seu negócio. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

 

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