A venda pela internet vem crescendo cada dia mais dentro de nosso cotidiano, e se tornando uma prática comum para a maioria das pessoas que deseja ampliar seu negócio e obter resultados cada vez melhores através do online.
Com a pandemia e a popularização das compras online, diversos e-commerces ganharam força e sair de casa para ir em um shopping realizar compras se tornou algo até certo ponto raro, sendo muito mais comum pesquisar, encontrar e comprar seus produtos preferidos através de alguns cliques.
Uma das grandes vantagens que fez este mercado crescer tanto é justamente sua vasta opção, podendo ter diversos materiais, produtos e serviços dos mais variados, como fios e cabos elétricos de diferentes marcas, por exemplo.
Porém, um dos grandes truques para se dar bem nas vendas online é justamente ter uma boa logística reversa. Mas você sabe o que é isso?
O que é a logística reversa?
De forma bem resumida, a logística reversa é o caminho contrário que seu produto leva após ser vendido para alguém, ou seja, a troca ou devolução que o cliente efetua após a compra do produto na sua loja virtual.
Não precisamos nem destacar o quanto isso é fundamental para a satisfação do cliente e quanto pode interferir em relação a futuras compras, já que, a devolução e / ou troca, faz parte fundamental de todo o processo.
Imagine uma pessoa que está montando um projeto de instalações elétricas, mas acabou vendo que os cabos comprados vieram errados, ele precisa urgentemente efetuar a troca para dar andamento ao seu trabalho, quanto mais demorado for a logística reversa, mais insatisfeito o cliente fica.
Pensando nisso, separamos 4 dicas que vão te ajudar a dominar a logística reversa e se preparar para deixar seus clientes extremamente satisfeitos e com seus produtos em dia.
- Tenha um conjunto de regras sobre política de trocas e devoluções
A primeira dica é possuir muito bem detalhado, todas as regras sobre a política de troca e de devoluções de seus produtos, desde o ponto de coleta, até mesmo prazo e se possui algum valor adicional.
É preciso deixar tudo muito bem alinhado, para caso o cliente precise, possa efetuar de maneira rápida, prática e segura, a troca ou devolução do produto.
Não esqueça de deixar tudo bem explícito e de fácil visualização para que seu público veja e realize a troca sem problemas ou dúvidas.
2. Invista em opções de coletas eficiente e rentáveis
Depois de definir suas políticas de troca e devolução, é hora de analisar as opções do mercado e ver qual é a melhor em termos de eficiência e rentabilidade para o seu negócio.
Você realizará a coleta no local? Coleta com hora marcada?Irá ter algum ponto de entrega? Realizará tudo pelos correios? Tudo isso tem que ser analisado e colocado na balança para encontrar um termo que seja bom tanto para o seu negócio quanto para os clientes.
Se você possui uma loja virtual de outsourcing de impressão, por exemplo, talvez seja mais vantajoso realizar a locação dos aparelhos pessoalmente ou com a retirada no local, para que não tenha problemas em relação a danos que possam ser causados.
3. Tenha um SAC premium
Depois de definido sobre a coleta e a política de devolução e troca, chegou a hora de investir no atendimento ao cliente, e para isso, é preciso que ele seja muito bem desenvolvido e competente.
A maioria das pessoas que compram online, querem usar seus produtos o quanto antes, então quanto melhor for o atendimento, ou quanto mais informações tiver sobre trocas e devoluções de produtos, mais confortável e seguro o cliente se sentirá.
Treine bem sua equipe, prepare alguns chatbots se precisar, e invista em um SAC de alta qualidade e que corresponda bem a todas expectativas criadas pelos clientes.
4. Tenha um bom controle de estoque
Por último, é preciso ter um bom controle e noção sobre todos os produtos presentes dentro de seu estoque. Como dito anteriormente, as pessoas têm pressa para usufruir de seus produtos, e toda essa necessidade faz com que isso seja algo que beira o emergencial.
Por conta disso, tenha sempre peças suficientes de reposição e que possam realizar uma troca rápida e simples, sem precisar de dias para repor ou qualquer outro incômodo para o cliente.
A logística reversa é fundamental para qualquer e-commerce que deseja ter um bom relacionamento entre o cliente e o seu negócio, gerando uma troca ou devolução que seja rápida, simples e prática, agradando tanto ao cliente quanto ao seu negócio.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.