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4 dicas para ser um bom gestor

4 dicas para ser um bom gestor

4 dicas para ser um bom gestor

A gestão de uma empresa vai muito além de obter bons resultados, aumentar o capital financeiro e ter um bom conhecimento técnico. Aliás, para exercer essa função com eficiência, é necessário reunir um conjunto de características específicas. 

Um bom gestor alinha as competências técnicas com a capacidade de gerenciar o capital humano da empresa. Ou seja, o relacionamento, a atenção e a liberdade são fatores que devem prevalecer de forma contínua em uma gestão empresarial. 

Em outras palavras, o sucesso de uma gestão é conquistado por meio do desempenho da equipe. Afinal, quando não há uma relação saudável entre o gestor e colaborador, os números começam a despencar e os objetivos não são atingidos. 

Dessa forma, para enfrentar esse desafio que pode se tornar um verdadeiro pesadelo para qualquer administrador, elaboramos um artigo com dicas para ser um bom gestor. Agora você vai encontrar uma série de atitudes que vão mudar a realidade do seu negócio. 

Como ser um bom gestor?

Iniciativa, liderança, agilidade ou até a capacidade de fazer uma manutenção de chiller. Na verdade, são muitas as características que esperam de um gestor. No entanto, é preciso ir além: investir na equipe e praticar o autoconhecimento. 

Para auxiliar você nessa tarefa, separamos 4 dicas simples sobre como ser um bom gestor. Ficou curioso? Acompanhe!

1. Invista em si mesmo

O primeiro passo para se tornar um bom gestor é investir na capacidade do próprio líder. Afinal, de nada adianta ocupar um cargo de liderança e não conhecer nada sobre as suas competências, habilidades e especificidades. 

Autocapacitação é fundamental para entender as atividades dos colaboradores, os departamentos da empresa e, consequentemente, organizá-los da melhor forma. 

Além disso, investir em si próprio é uma ótima maneira de desenvolver habilidades, de aumentar a capacidade de gerir e, ainda, uma maneira de transmitir credibilidade ao exercício da função. 

2. Invista na equipe

A equipe é a chave do sucesso de qualquer negócio. Por isso, aplique uma política de metas e resultados. Até porque, toda empresa visa a lucratividade e a eficiência das estratégias, mesmo que seja uma ação de molde de injeção plástica, por exemplo. 

Entretanto, o gestor deve encorajar a equipe a alcançar os resultados, e não ao contrário. Nesse sentido, a cobrança deve acontecer de forma sutil para não desmotivar os colaboradores.  

Portanto, forneça feedbacks, realize treinamentos, crie um ambiente de trabalho agradável e aprimore o relacionamento com a equipe. Essa é uma ótima maneira de promover a valorização pessoal e, consequentemente, motivar o seu time. 

3. Conheça a empresa

Um bom gestor tem como objetivo a alta lucratividade. Para isso, o profissional precisa examinar cada departamento da empresa. Nesse sentido, é preciso ter um foco maior nas finanças, para ampliar a visão dos recursos e gastos da organização. 

Dessa forma, você pode adaptar a sua rotina para conhecer um pouco mais sobre cada setor. Por exemplo, uma vez por semana você atribui as suas atividades na produção de placa de circuito impresso dupla face, entre outras áreas. 

Com a coleta de dados e informações, é possível implementar ações para reduzir os custos, aumentar as vendas e aprimorar a qualidade dos processos. 

Entretanto, para realmente ser um gestor exemplo, é fundamental ter controle total sobre as informações que circulam na empresa. Ou seja, a integração de dados e informações são fundamentais para o desenvolvimento da diretoria e da própria equipe. 

Pensando nisso, não limite a sua função apenas a uma sala de reuniões. Afinal, para exercer uma boa liderança, é preciso acompanhar cada processo da organização. 

4. Integre a equipe 

A integração da equipe é essencial para que todos exerçam as suas funções com eficácia no dia a dia. Então, é importante criar um canal de comunicação, no qual as informações e ações da empresa sejam ouvidas pelos colaboradores. 

Outra dica importante é ouvir os funcionários. Nesse sentido, dê espaço para que eles forneçam feedbacks, apresentem novas ideias e comentem as suas insatisfações. Essa é uma ótima maneira de evitar problemas e ruídos pequenos. 

Conclusão

Perceba que a maioria dessas dicas estão ligadas a atitudes e comportamentos. Portanto, nenhuma delas exige que você tenha ótimas habilidades técnicas ou um nível de escolaridade alto. 

Por fim, para ser um bom gestor é necessário reunir um conjunto de características específicas, aprender no dia a dia e contribuir com o desenvolvimento da equipe. 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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