CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

4 dicas para avaliar o local certo para seu ponto de vendas

Análise PDV

Você está procurando um imóvel para estabelecer seu negócio e avaliando a conveniência ou não das alternativas propostas pelo mercado imobiliário? Então certamente está refletindo sobre aspectos legais do fechamento de um contrato de locação comercial, tais como: prazo, vigência e condições contratuais, entre outros igualmente importantes para que tenha um ponto de vendas adequado às suas atividades comerciais.

Mas considerar apenas o imóvel não basta. É preciso avaliar a localização de sob outros aspectos que potencializam as chances de sucesso do seu estabelecimento comercial, seja para locação ou para compra. O ponto comercial, principalmente quando se trata de comércio varejista de bens ou de serviços é determinante para um bom desempenho.

Depois de definido o perfil do consumidor que pretende atingir e o produto ou serviço a serem oferecidos, observe com atenção os quatro fatores algumas dicas listadas sobre esse tema.

  • Fatores de acesso

Devem ser analisados sob a ótica de clientes, fornecedores e colaboradores. Pensando em ambos – cada um na situação específica para a qual se destinarão ao local – verifique estacionamento quanto à disponibilidade de espaço, aos horários e dias de melhor circulação; busque indicadores de conforto, segurança e higiene, não só do estacionamento como do seu entorno – incidência de ruídos da região, policiamento e iluminação, urbanização, coleta de lixo e limpeza urbana, por exemplo.

Não se esqueça de averiguar outro tópico de alta importância: o acesso de crianças, idosos e pessoas com qualquer tipo de necessidade especial.

Inclua a checagem dos diferentes meios de transporte para o acesso da equipe de trabalho.

  • Fatores de visibilidade

Representam todas as variáveis que, à medida que seu potencial cliente se aproxima, facilitam a identificação visual do seu ponto de venda. São fatores que, juntamente com sua fachada e letreiro, farão o estabelecimento “saltar” aos olhos do público circulante, seja ele pedestre ou condutor de um veículo (lojas em frente a pontos de ônibus podem vir a ter a visibilidade comprometida por causa da aglomeração de pessoas).

  • Fatores de atratividade

Cheque a proximidade de concorrentes, mas não se assuste com eles (Encontre um diferencial para o seu negócio e promova o conhecimento dele para seu público). Atente para outros negócios instalados na redondeza que atraiam o mesmo perfil de cliente que pretende atingir.

  • Fatores operacionais

Verifique se o local atende às especificações do seu projeto em termos de área à produção e/ou prestação de serviços. Assegure-se, previamente, se há legislação específica em seu município sobre a localização de negócios da natureza que você pretende abrir fazendo uma consulta prévia de localização para o alvará de funcionamento.

Conheça mais sobre o tema

Ao analisar as condições do ponto comercial e, especialmente, a repercussão da escolha da localização no faturamento, é preciso considerar fatores que, isoladamente ou em conjunto, interferirão negativa e positivamente nas vendas. Além disso, podem ser muito mais abrangentes do que os citados aqui sob o aspecto do ambiente externo. Sem falar nos aspectos do ambiente interno. Portanto, se você quer conhecer mais sobre o tema que abrange a gestão do visual de uma loja, segue outra dica: matricule-se no curso do Sebrae, gratuito e a distância, Programa Varejo Fácil.

Veja o conteúdo programático, que tem 15 horas de duração, clicando neste link:

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga