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4 ações para sua empresa bater a concorrência

4 ações para sua empresa bater a concorrência

Investir na qualidade do produto ou serviço e focar no relacionamento com os clientes são recomendações de especialistas

Foto: Getty Images

Lidar com um concorrente que anuncia promoções com preços baixíssimos
não é uma tarefa fácil para um pequeno ou médio empresário. Apesar de
ser fácil, oferecer desconto e baixar seu preço não é a melhor solução a
longo prazo. Neste caso, fazer diferente é uma alternativa para quem
não quer reduzir sua margem de lucro e, ainda assim, se destacar no
mercado.

 

A raiva do concorrente grande e que oferece preço baixo pode levar o
empresário a associar a concorrência com o termo inimigo, o que não é
recomendável. Mário Rodrigues, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas, conta que, às vezes, os esforços de empreendedores
para anular o concorrente acabam resultando na perda do foco com os
consumidores e com o negócio. “As pessoas acabam lembrando o cliente do
concorrente de tanto que falam sobre outras marcas”, afirma.

1) Saiba tudo sobre sua empresa

É importante analisar as ações dos players no mercado, sem deixar de
lado o seu negócio. É recomendável que o empresário faça uma revisão
estratégica de seus objetivos periodicamente, de preferência a cada seis
meses. “Ao tornar isso um hábito, ele saberá se está no caminho certo”,
afirma Luis Henrique Stockler, sócio-diretor da consultoria
ba}Stockler.

Para evitar que as vendas de sua pequena empresa
sejam afetadas por promoções dos concorrentes, o ideal é se prevenir.
Dependendo do tipo de negócio, em datas comemorativas, por exemplo, é
possível se programar e investir.

2) Invista em qualidade

Liste os diferenciais do seu produto ou serviço em relação aos outros
concorrentes: ressalte a matéria-prima utilizada, destaque a
durabilidade do que você está oferecendo ou enfatize o design do seu
produto.

Stockler recomenda que o empreendedor reserve um tempo para pensar em
que pontos o que seu negócio se sobressai em relação ao concorrente. “A
agenda do empreendedor fica muito focada no operacional e não sobra
tempo para ter insights estratégicos”, afirma.
3) Evite comparações
Ressaltar o quanto você é melhor que as outras empresas pode ser um
tiro no pé para quem está vendendo. “Evite ao máximo falar dos seus
concorrentes na frente dos clientes”, afirma Rodrigues.
O cliente quer soluções para os seus problemas. Por isso, para evitar
que ele vá literalmente bater na porta de outra empresa, invista no
treinamento de sua equipe. Dessa maneira, o bom atendimento se
transformará em uma qualidade do seu negócio.
4) Conheça as razões dos clientes
O cliente escolheu a sua empresa por algum motivo. Para especialistas,
descobrir quais são as razões pelas quais o consumidor opta pelo seu
produto ou serviço é importante. Se o caixa da empresa não permite o
pagamento de uma pesquisa de mercado personalizada, busque alternativas
baratas. Para Stockler, focar nas mídias sociais ou participar de grupos
de discussão são atitudes de baixo custo para quem quer saber qual é o
posicionamento do consumidor em relação à sua empresa.
Tente comprar ou criar uma metodologia para monitorar o concorrente.
Vale, inclusive, acompanhar as promoções e alterações de preço que as
outras empresas estão oferecendo.
Fonte: Exame
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