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Caso de sucesso: Yakult.

Caso de sucesso: Yakult.

Caso de sucesso: Yakult.

Dicas de como integrar lucro com impacto social.

 

Se você já empreende ou pretende criar um negócio que integre lucro e impacto social, a sabedoria empreendedora de Minoru Shirota, fundador da Yakult, pode trazer inspirações para que crie negócios grandes não só em tamanho, mas grandiosos em seu impacto.

 

Dentre as dicas de destaque que o empreendedor menciona estão:

Pense global: Antes de criar a empresa em si, Minoru Shirota definiu os pilares que o negócio deveria se sustentar:

1) Medicina preventiva (promover a saúde é muito melhor do que ficar doente e ter se tratar depois).

2) A longevidade através da saúde intestinal (intestino mais “forte” permite desfrutar uma vida mais longa e saudável).

3) Boa saúde acessível a todos (o maior número de pessoas deveria ter acesso com a melhor relação custo-benefício).

 

Este último critério, em especial, o levou a pensar em um negócio que poderia se expandir além do Japão, daí a preocupação em escolher um nome que soasse mais globalizado: Yakult deriva do termo iogurte em esperanto.

Escolha uma causa estude, pesquise e empreenda por ela: Mesmo de origem rica, Minoru Shirota decidiu cursar medicina com o único objetivo de reduzir a mortalidade infantil que tinha visto em sua adolescência. Intrigado com o trabalho do cientista russo, Ilya Metchnikov, começou a estudar como as bactérias poderiam ter efeitos positivos na saúde humana. Em 1930, conseguiu desenvolver um tipo de lactobacilo que impedia a proliferação de bactérias intestinais nocivas. Com isso, conseguiu uma solução para reduzir diversas doenças intestinais.

Crie um design icônico: Muitas pessoas, com os olhos fechados, reconhecem a embalagem do Yakult atualmente.

Ofereça conveniência: Para permitir que mais pessoas tivessem acesso ao seu produto, em 1960, a Yakult desenvolveu um sistema de entregas domiciliares feito por senhoras.

Crie relacionamentos reais: A Yakult criou fortes laços de relacionamento da empresa com seus clientes. A marca era sempre lembrada e as qualidades do produto sempre asseguradas, pois os clientes interagiam (elogiavam, reclamavam, davam sugestões) sempre com “alguém da empresa”, que estava ali, na sua frente.

Desenvolva hábitos de vida: Com o tempo, tomar Yakult se tornou um hábito nas crianças e seus pais, nas crianças que cresceram e se tornaram pais e o produto se tornou sinônimo de leite fermentado que “faz bem a saúde”.

 

Mesmo agora em que as condições sanitárias melhoraram muito, a Yakult, vendida em 33 países, continua a se posicionar como um produto que contribui para uma vida melhor e se tornou tão presente em nossas vidas que nem sequer sabemos ou lembramos que foi criada por um empreendedor, que ainda muito jovem, descobriu seu propósito de vida e conseguiu criar um negócio bem sucedido a partir disso.

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