No momento de adquirir um equipamento de refrigeração para o seu negócio, é ideal que você entenda as suas necessidades básicas, que deverão ser supridas de maneira efetiva. Por exemplo, uma pequena lojinha de doces não irá precisar de uma grande geladeira de refrigerantes, pois apenas um balcão refrigerado pequeno pode ser suficiente.
Analogamente, algo muito semelhante acontece com a criação de um blog, que precisará iniciar com a escolha do melhor tipo de hospedagem, que pode ser: gratuita, compartilhada, VPS, Cloud Server ou dedicada. Além disso, a definição da plataforma é outro ponto de vital atenção.
Pensando em te ajudar nessa escolha, separamos algumas opções de sites para criar o seu blog e compartilhar os seus produtos e serviços. Ficou curioso? Então continue acompanhando para mais informações.
WordPress
De acordo com dados recentes, o WordPress é responsável por 41% de todos os sites da internet, o que automaticamente o coloca no topo da lista de opções para criar um blog. Encontrado em duas versões, o WordPress.com e o WordPress.org, a plataforma oferece mais de 50 mil plugins, o que assegura uma variedade imensa de recursos.
Apresentando linguagem programacional PHP (Hypertext Preprocessor) e com banco de dados MySQL, o recurso se destaca por ser o melhor sistema de gestão de conteúdos (CMS), apresentando na própria plataforma um checklist de SEO. Com ele, é possível checar a qualidade dos conteúdos e as chances de posicionamento antes da publicação.
Um outro ponto importante sobre o WordPress é que assim como ele permite a criação de páginas de conteúdo, ele também é super indicado para e-commerces. Assim, se você tem uma empresa de soluções para máquinas industriais, possuindo no catálogo itens como o motor Weg 2cv, pode utilizar a plataforma para vendas online!
Blogger
Uma das marcas mais poderosas do mundo não poderia ficar fora da corrida das plataformas para criar um blog! Criado em 1999 e integrado ao catálogo do Google em 2003, o Blogger é uma plataforma que oferece muitas vantagens impressionantes e, o melhor, gratuitas!
Começando pelo servidor, ele não requer a aquisição de hospedagens em máquinas à parte, visto que o próprio Google já faz isso. Além disso, não há necessidade de adquirir um domínio, pois a plataforma permite que você crie um com o blogspot.com.
Atualmente, a plataforma permite que você crie até 100 blogs com uma única conta de Gmail. Assim, um carpinteiro pode criar um blog exclusivo para divulgar serviços de fabricação de mesa rústica de madeira, armário de embutir, camas e guarda-roupas personalizados, etc, e outro apenas para compartilhar seus serviços.
Nesse segundo, ele pode oferecer conteúdos relevantes e portfólios de instalação de esquadrias e peças como janelas, portas, escadas, etc, bem como divulgar a atividade de reparo e substituição de elementos de madeira, já com integração ao Google AdSense, o serviço de publicidade oferecido pelo Google.
Joomla
Não dá para deixar o maior concorrente do WordPress fora da lista! Mesmo que não tenha nem de longe o mesmo alcance da primeira plataforma indicada, o Joomla compensa em flexibilidade. Isso porque ele não tem limites programacionais, podendo ser ajustado de muitas maneiras diferentes.
No entanto, é necessário ter muita cautela para explorar isso, visto que o WordPress faz o bloqueio justamente por uma questão de segurança. Desse modo, é fundamental contar com profissionais especializados e capazes de garantir que o sistema não ficará exposto à ação de hackers.
Claro, não poderíamos deixar de destacar que o Joomla ainda se diferencia por ser uma plataforma que permite o gerenciamento completo de mídia e ainda conta com suporte para 64 idiomas sem comprar nada a mais para isso!
Gostou do nosso post com 3 plataformas para você criar um blog? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.