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3 perguntas que todo empreendedor deve fazer

3 perguntas que todo empreendedor deve fazer

Mais do que as preocupações de instalação de um negócio, o pensamento certo pode alavancar uma empresa e levá-la ao sucesso.
Foto: Divulgação
Quando se fala em montar um negócio, há quem mire setores aquecidos
dos quais se espera um bom retorno financeiro. Alguns acreditam que
observar a concorrência, avaliar o mercado, e traçar estratégias, enfim,
elaborar um bom plano de negócios basta.
Especialistas ouvidos por Exame.com
desaprovam esse tipo de postura e são categóricos: sucesso não é
dinheiro. Uma série de questões antes e durante o funcionamento da
empresa, em parceria com um bom planejamento e muita determinação,
moldam um empreendedor com tudo para dar certo. “A
principal característica de um empreendedor é a obstinação com que ele
lida com as dificuldades encontradas para atingir seu objetivo”, destaca
o sócio da Rizzo Franchise, Marcos Rizzo.
Na visão do especialista, um empresário promissor é facilmente
identificado. “Ele transparece toda a crença, o amor e a certeza no que
faz”. A boa notícia é que características empreendedoras
são adquiríveis e não somente parte da personalidade da pessoa. Sendo
assim, comece já a mudar seu pensamento. Incorporar algumas perguntas ao
seu dia a dia pode ajudar na subida rumo ao sucesso.
1) O que me deixa motivado e feliz?
Como destaca o consultor Batista Gigliotti, a primeira etapa em
qualquer negócio é o auto conhecimento. Segundo ele, o que cansa em um
trabalho é menos a quantidade e mais a insatisfação. “O brilho nos
olhos, que é o que vai convencer as pessoas sobre o sucesso do seu
negócio, surge quando se tem afinidade com aquilo e não está fazendo só
por dinheiro”. Portanto, antes mesmo de começar é preciso saber
exatamente onde se está entrando. “Auto conhecimento é difícil, mas
fundamental.”
2) Estou disposto a resistir ao fracasso?
O consultor Marcelo Cherto ressalta as frustrações constantes com que
o empreendedor, para ter sucesso, deve aprender a lidar. “Em toda
história de sucesso, há muito erro por trás”. De acordo com o sócio do
Grupo Cherto, os problemas e caminhos equivocados não devem ser
encarados como uma coisa ruim.
Para ele, o importante é errar, mas sempre com a intenção de acertar.
“Não vale errar de propósito, por desleixo, negligência ou
inconsequência. O que não dá certo, mas foi feito da melhor forma
possível, preparado, pesquisado e planejado, vale como aprendizado.”
3) Quem tem um problema que eu posso resolver?
“Um negócio só existe quando houver uma questão a ser resolvida e as
pessoas estiverem dispostas a pagar pela solução mais do que ela custa
para ser entregue”, afirma Cherto. Ele diz ser comum empreendedores se
apaixonarem por uma ideia e esquecerem de pensar se ela resolve e, pior,
sem pensar se há consumidores potenciais para o produto ou serviço.
“Não se pode ter um negócio para então procurar clientes, e, sim, o
contrário.”
Identificar a oportunidade certa é ideal, segundo Batista Gigliotti.
Ele destaca algumas formas de conseguir realizar esta tarefa. “Tudo o
que te incomoda no dia a dia ou coisas que você percebe que podem ser
aprimoradas, além de tendências no setor podem guardar ótimas chances de
negócios”, destaca o consultor.
Fonte: Exame
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