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3 maneiras de contornar os problemas de um negócio em tempos de crise

3 maneiras de contornar os problemas de um negócio em tempos de crise

Pense rápido: você colocaria conectores elétricos de baixa tensão em um sistema de alta? Se você preza pelo seu próprio bem estar e o de todos que circulam na construção em que a instalação será feita, eu tenho certeza que não, pois se fizesse isso estaria comprometendo a integridade física de todos. 

É de conhecimento geral que um negócio não é um acessório destinado para compor um sistema energizado, mas a maneira como ele é gerenciado em tempos de crise também pode ter seus impactos, especialmente no que envolve a saúde financeira e o crescimento sustentável da companhia. 

Quer saber como fazer uma boa gestão de crise e garantir que sua empresa colha bons frutos mesmo em tempos conturbados? Então continue acompanhando esse artigo e saiba mais informações sobre o assunto! 

Crie um bom planejamento

Pense nos tempos de crise como a escolha de um piso industrial para uma fábrica em que há a circulação de maquinários pesados, como a empilhadeira. Provavelmente, você não irá optar pelo revestimento emborrachado, que poderia fazer com que a movimentação dos veículos ficasse comprometida. 

 

Em tempos tradicionais, uma boa gestão é feita a partir de um planejamento, acompanhando os resultados baseando-se nas metas e objetivos definidos no início da estratégia. Não é diferente nos momentos difíceis, que também devem contar com um pré-projeto muito detalhado. 

Sobre ele, é importante que você tenha informações precisas sobre sua concorrência e seu público-alvo, entenda o ciclo de vida do seu produto, defina sua matriz SWOT, que irá indicar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e desenvolva um excelente plano de negócio e um manual de crise. 

Como se não bastasse tudo isso, é essencial que nessa etapa você também encontre diferenciais competitivos, que farão que sua empresa continue chamando a atenção mesmo em tempos de crise, algo fundamental para manter uma base de lucros, mesmo que não como esperado. 

Invista em endomarketing 

Consegue imaginar como seria possível saber a velocidade máxima de uma via se não houvessem as placas de sinalização de segurança de trânsito? É algo impossível de imaginar, pois mesmo se fosse disponibilizado um guia online, você nunca iria decorar o limite de cada rua ou trecho. 

Eis que te pergunto: você acha que seria capaz uma empresa sair com perdas mínimas de uma crise sem que todos os funcionários estivessem em sintonia para contornar os problemas e crescerem juntos? Ter um bom gestor para comandar as ações nessas épocas é essencial, mas nenhum resultado será alcançado sem a parte operacional. 

Pouco divulgado, o endomarketing consiste em um conjunto de estratégias colocadas em prática para gerar melhorias internas na companhia. Com eles, é possível alinhar os funcionários as metas e objetivos, garantir capacitação, melhorar o clima no ambiente de trabalho e ainda fortalecer a cultura organizacional. 

Aproxime os clientes 

Um erro gravíssimo em tempos de crise é pensar apenas na empresa por dentro, o que envolve os cortes de gastos, realocação de funcionários, etc. Mesmo que as ações internas sejam indispensáveis, você não pode esquecer de quem  realmente importa em uma relação comercial: o cliente! 

É sempre bom que você busque alternativas para aproximá-los, garantindo que você sempre esteja no topo da lista de opções em caso de necessidade. Não obstante, as épocas mais complicadas costumam ser as que mais requerem investimentos em marketing digital, que é o que vai assegurar que sua marca seja encontrada. 

Quer um exemplo disso? Pense no setor de hotelaria, que viu seus lucros basicamente zerarem com a pandemia do coronavírus. A crise fez com que muitos hotéis e pousadas fechassem as portas para sempre, mas os que souberam manter sua presença digital, estão conseguindo superar as dificuldades e já aguardam pelo retorno das viagens. 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

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