CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

3 maneiras de aumentar a produtividade na indústria

3 maneiras de aumentar a produtividade na indústria

Aumentar a produtividade na indústria é um dos principais desafios enfrentados por gestores e empresários. Contudo, na medida em que o processo envolve um conjunto de problemáticas, o bom desempenho se torna o objetivo principal das companhias. 

Nesse sentido, é importante mencionar que para aumentar a produtividade na indústria é necessário não só otimizar a linha de produção, mas também adotar medidas práticas para manter a motivação dos colaboradores e engaja-los com a rotina corporativa. 

No entanto, vale ressaltar que essa não é uma atividade tão simples. É preciso contar com muito foco, determinação e, principalmente, adotar uma postura correta, além de claro, conscientizar os colaboradores sobre a importância do bom desempenho corporativo. 

Pensando na importância da produtividade para a indústria, preparamos este post. Nele, você, gestor, encontrará algumas dicas simples para auxiliar no aumento do desempenho da sua equipe frente a novos desafios. Quer saber mais? Continue lendo! 

1. Não sobrecarregue os funcionários 

O primeiro ponto que deve ser seguido, sem sombra de dúvidas, é a sobrecarga de trabalho. Afinal, trabalhar demais gera mais atividades, já que a produtividade do colaborador diminui com o tempo. 

É importante ressaltar que isso vale para qualquer segmento industrial, principalmente aqueles que exigem uma grande demanda produtiva, como as fábricas de racks para servidor, entre outros.

Por essa razão, gestores e líderes devem se preocupar em não sobrecarregar a equipe com inúmeras atividades diárias. O ideal nesse momento é repassar de 3 a 5 tarefas para garantir um maior foco e motivação durante a execução. 

Além disso, é importante que os prazos prioritários sejam definidos para auxiliar o foco dos recursos que serão disponibilizados para realizá-los. De maneira geral, o cérebro é preparado para executar uma atividade por vez. 

2. Crie metas flexíveis 

Esse tópico está diretamente ligado ao anterior. Ou seja, exigir metas ilógicas demanda um maior número de recursos, diminuindo significativamente a produtividade do colaborador. A redução do desempenho pode acontecer por diversas maneiras, como:

  • Diminuição da moral da equipe por não alcançar as metas;
  • Fazer com que os trabalhadores trabalhem demais, especialmente em setores operacionais, como na linha de produção de catalisador para tinta, por exemplo;
  • Desmotivação por não atingir as metas. 

Dessa forma, é fundamental se atentar a criação de metas e não confundir objetivos desafiadores com aqueles inalcançáveis. Por isso, estimule a equipe, ofereça bonificação e defina metas justas. 

3. Motive a equipe 

Falando sobre a motivação da equipe, é importante buscar a melhor maneira para aproveitar o capital humano da sua indústria. Portanto, repasse atividades e acompanhe o desenvolvimento de cada uma. 

Nesse momento, os colaboradores que mostraram um bom desempenho certamente vão motivar os demais.

Se sua empresa atua com tratamento de água industrial, bonifique os mais eficientes, colete informações sobre o negócio e use isso a seu favor, por exemplo.

Além do mais, aposte na comunicação interna e ouça as ideias da equipe, sugestões, opiniões e insatisfações. Contribuir com um ambiente de trabalho leve e agradável é fundamental para manter a produtividade! E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga