Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

3 maneiras de aplicar a sustentabilidade em escritórios

3 maneiras de aplicar a sustentabilidade em escritórios

Com o passar dos anos a temática da sustentabilidade tem ganhado mais espaço para debate em nossa sociedade e a comunidade cada vez mais está se conscientizando da importância do tema e cobrando atitudes, não só do governo mas também de entidades privadas.

 

Empresas de todos os setores, desde instalação de piso industrial até escritórios de contabilidade, compreenderam que não se pode mais deixar o assunto para depois e estão agindo de maneira ativa para encontrar soluções sustentáveis para os seus negócios.

 

Em um primeiro momento pode parecer que aplicar a sustentabilidade em um escritório é difícil ou oneroso, mas a verdade é que pode ser mais simples do que se imagina e inclusive representar economia de recursos financeiros, além da preservação dos recursos naturais.

 

Se você está na dúvida sobre como inserir práticas sustentáveis no seu escritório continue a leitura pois iremos te mostrar 3 maneiras para fazer isso.

 

MUDANÇA DE HÁBITOS

Talvez o principal investimento seja no incentivo à mudança de hábitos de todos os membros da equipe. Isso pode ser feito através de parcerias com ONG’s ou entidades especializadas no tema para realizar palestras e dinâmicas visando gerar conscientização nas pessoas.

 

Pequenas mudanças podem significar resultados importantes. Vamos imaginar um escritório que movimenta muitos documentos e por hábito as pessoas fazem a impressão de papéis que serão utilizados por pouco tempo e poderiam facilmente ser substituídos pela versão digital do documento. 

 

Adotar como padrão o compartilhamento de arquivos digitais e não impressos reduz os impactos ambientais e também financeiros ao poupar papel e até mesmo a tinta da impressora.

 

A mudança de pensamento pode ser levada para todas as áreas, como apagar as luzes de cômodos quando não utilizados, manter torneiras bem fechadas e avaliar possíveis vazamentos, além de aproveitar as janelas para iluminação e ventilação natural.

 

A sustentabilidade pode ser aplicada até na escolha dos móveis, pode-se utilizar por exemplo uma mesa rústica de madeira na recepção, alia-se design com consumo sustentável.

 

SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

Sabe-se que em um escritório há a necessidade de muitos equipamentos, são computadores, impressoras, ar condicionado… isso sem mencionar a iluminação. Investir na instalação de um sistema de energia solar pode representar economia no médio longo prazo, afinal a conta de energia será extinta.

 

Com os constantes aumentos na tarifa de energia elétrica a demanda por painéis de energia solar cresceu e isso movimentou o mercado, atualmente há muitas opções de fornecedores com preços competitivos e condições facilitadas de pagamento.

 

Utilizar essa solução pode inclusive facilitar com questões que envolvem quedas de energia, mantendo o fornecimento de energia para seguir com o trabalho ou pelo menos alimentar o sistema de sinalização de segurança.

 

RECICLAGEM

É possível incentivar a separação do lixo e criar parcerias com entidades que atuam na reciclagem para fazer a coleta dos materiais na sua empresa. Essa é uma maneira de colaborar com a economia local e geração de renda, além de preservar recursos naturais.

 

Mudar hábitos é um processo e pode levar tempo até que todos se adaptem, porém é fundamental para a preservação do meio ambiente que atitudes sejam tomadas, mesmo que pareçam pequenas. Identifique onde você e sua equipe podem mudar e comece agora a fazer sua parte.

 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados