Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

3 formas para melhorar o desempenho do seu negócio

3 formas para melhorar o desempenho do seu negócio

Seja uma empresa mais tradicional, como uma fábrica de estruturas metálicas ou mais moderna, como é o caso de startups, o sucesso de um empreendimento vai muito além da qualidade dos produtos e serviços, pois são vários aspectos que influenciam na boa performance do negócio.

É por essa razão, que os empreendedores precisam se cercar de informações eficientes e estar sempre atentos para não perder de vista oportunidades de ver de fato a organização decolar, já que esse é o objetivo.

Para ajudar nessa missão, selecionamos 3 maneiras práticas e fundamentais para incrementar o desempenho da sua empresa, seja qual o tamanho, característica e setor. Continue a leitura!

  1. Invista na capacitação do o seu time de colaboradores

Parece óbvio, mas muitas empresas não investem no aprimoramento das suas equipes. A capacitação é peça-chave quando o assunto é melhorar o desempenho, seja na eficiência de um produto específico, como uma ilhós para lona, ou de um serviço.

Além disso, quando a organização aposta no aperfeiçoamento dos funcionários, manifesta a sua preocupação com a sua evolução, logo isso resulta em mais satisfação, fator que impacta na qualidade do clima organizacional, que tem efeitos positivos, especialmente em produtividade, questão que gera lucros.

Outro benefício importante é que ao capacitar as suas equipes, a empresa reduz erros, evitando assim, reclamações dos clientes. Por fim, podemos citar a retenção de conhecimentos, com isso, a organização expande a sua expertise, se tornando mais inovadora.

São muitas as ferramentas que promovem o um aprendizado rápido e qualificado, entre as mais convencionais estão:

  • Treinamentos, 
  • Cursos, 
  • Palestras, 
  • Workshops.

O desafio é encontrar boas escolas e profissionais, que estejam alinhados com as necessidades da empresa.

2. Adote padrões para a realização dos processos

Estabelecer padrões de procedimentos é extremamente importante para a melhor da performance do negócio, principalmente para organização fabricantes, pois imagine, por exemplo,  uma linha de produção de conectores elétricos, em que cada uma atua de uma forma. Certamente, há possibilidade maiores de ocorrência de erros, que geram prejuízos financeiros.

Ademais, a padronização dos processos, sejam eles operacionais ou administrativos, otimiza o tempo, ou seja, faz com que eles se tornem mais velozes. A consequência é mais qualidade nas atividades verdadeiramente estratégicas.

Embora pareça algo complexo, com a ajuda de soluções tecnológicas, o estabelecimento de processos padronizados tornou-se muito mais simples. Além disso, há como até mesmo automatizar diversos,  o que traz ainda mais ganho de tempo.

3. Entenda bem quais são os pontos forte e fracos da empresa

Antes de partir para o planejamento das estratégias, é primordial que o gestor saiba exatamente quais são os pontos fortes e fracos da organização. Isso traz uma visão mais ampla sobre o negócio e principalmente, facilita a identificação do que deve ser melhorado e o que deve ser fortalecido.

Esse estudo compreende vários pontos, como a análise da concorrência, algo que traz dados altamente relevantes; compreensão do público-alvo; tendências do mercado de atuação, riscos financeiros e operacionais, entre outros intrínsecos ao tipo do negócio, que darão um panorama geral.

É claro que há mais formas de elevar o desempenho da sua empresa. Porém, essas três dicas, como falamos, são um ponto de partida, portanto, essenciais.

Se gostou do conteúdo, aproveite e compartilhe.

Este conteúdo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados