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3 formas de fazer sua empresa crescer

3 formas de fazer sua empresa crescer

Dá pra crescer não apenas com a abertura de novas unidades, mas também com a ampliação dos produtos e serviços oferecidos
Foto: Divulgação
Marietta: crescimento em várias frentes
São Paulo – Lançada em 1982, a marca brasiliense Marietta Sanduíches e
Saladas nasceu com a intenção de servir pratos leves, sucos naturais,
tudo bastante prático e rápido. Doze anos após a primeira loja, a
vontade de expandir
falou mais rápido. Por isso, a marca resolviu criar o Marietta Café e
Restaurante, conforme conta um dos sócios da empresa Rafael Costacurta.
A intenção de ampliar a participação no mercado fez da nova marca uma
extensão da primeira. O cardápio, semelhante ao da lanchonete, também
conta com opções de sanduíches quentes, massas, risotos e buffet de
almoço. Longe de estar satisfeito, Costacurta diz que, para crescer
ainda mais, o grupo Marietta lançou, em 2000, a hamburgueria Marvin.
Além de expandir a marca, a rede abriu a possibilidade de franquear a
lanchonete Marietta em 1997, e já tem unidades em Belo Horizonte,
Fortaleza, Salvador, Ribeirão Preto e Cuiabá. Além de novas lojas, o
grupo traça outras estratégias para este ano. “Também devemos criar uma
marca nova aqui em Brasília”, destaca Rafael sem revelar detalhes da
novidade.
É hora de crescer

Ao longo de 30 anos no mercado, o Marietta condensou as principais
formas de expansão de uma empresa. Segundo especialistas, ampliação dos
produtos oferecidos – no caso do grupo, isso ocorreu com o lançamento de
outras marcas – e atuação como franquia estão entre as possibilidades para ganhar mais mercado.
De acordo com o especialista em compra e venda de empresas da Sunbelt
Business Broker, Batista Gigliotti, uma marca deve buscar ampliação ao
perceber que já esgotou suas possibilidades no mercado em que atua.
“Procurar novos horizontes é sempre importante, mas não se pode esquecer
que isso exige uma melhor capacidade gerencial”, alerta Gigliotti.
Para a professora do núcleo de empreendedorismo da ESPM Rose Mary Lopes,
não há um formato mais adequado para crescer. “Depende do que o
empreendedor percebe do mercado. Tem que conhecer bem a clientela, a
distribuição e os concorrentes para entender as brechas e saber a melhor
forma de atuar”, explica. Confira três formas de ampliar a
participação de sua empresa no mercado:
1) Vire franquia
 
Gigliotti lembra que o franchising teve início na década de 30, após a
crise de 1929, como uma forma de conseguir levar negócios a regiões
ainda inexploradas. Segundo o consultor, essa é uma forma eficiente de
ganhar mais mercado. No entanto, para apostar neste formato é preciso
estar consciente da necessidade de criar novas estratégias. “Tem que
entender que, a partir do momento que tem uma franquia, passa-se a ter
um novo cliente, o franqueado”, ressalta o especialista.
2) Compre unidades prontas

Segundo a professora da ESPM, ampliar geograficamente a atuação da
empresa também é uma opção de expandir os negócios. Essa é uma forma
prática por já se saber o que esperar do ponto comercial. “Já tem
clientes estabelecidos assim como é possível saber histórico do local”,
acrescenta Gigliotti.
Apesar das facilidades, esse modelo exige ainda mais cuidados.  “Essa
pode ser uma forma mais rápida, no entanto, vai exigir uma avaliação de
quanto será necessário modificar física e estruturalmente e na equipe”,
ressalta Rose Mary Lopes. “Não é apenas uma questão de converter a
bandeira, mas de criar uma sintonia do local e dos funcionários com a
cultura da sua empresa”, avalia Gigliotti.
3) Amplie seu portfólio

O executivo da Sunbelt lembra que inovar é sempre uma possibilidade
para se destacar. “Criar novos produtos e diversificar a linha de
serviços é sempre interessante”. Apostar nessa forma de expansão exige
que o empresário já tenha dentro da empresa essa filosofia, com grupos
dedicados a estudar as novidades do mercado.
Uma boa forma de estar mais presente na vida dos clientes é, na opinião
da professora de empreendedorismo, verificar o ciclo de atividade dos
consumidores. “Pode-se ver o que ele precisa antes ou depois do serviço
prestado inicialmente e passar a oferecer essas facilidades a eles”, diz
Rose.
Fonte: Revista Exame

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