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3 dicas simples para reduzir os custos da sua empresa

3 dicas simples para reduzir os custos da sua empresa

Em tempos de dificuldades e crises financeiras, uma das primeiras medidas a serem tomadas pelas empresas – sejam elas de pequeno, médio ou grande porte – é a redução de custos. Porém, nem sempre essa é uma tarefa fácil, e muitas vezes você se vê perdido em um beco sem saída, e não sabe por onde começar as suas avaliações de redução.

Mas tudo bem, não se desespere! Neste post, vamos te dar pequenas dicas simples que vão te ajudar a cortar gastos sem a necessidade de abrir mão de certos benefícios, o que com certeza é uma excelente notícia, não é mesmo? 

O principal pensamento a se ter em mente é que você deve começar pelas pequenas coisas, pelas pequenas atitudes suas e de seus colaboradores. Ações simples podem engajar os seus colaboradores e até mesmo, criar uma nova cultura organizacional, que pode ser benéfica para todos. Está curioso para saber de mais ideias? Então acompanhe a seguir esta lista que nós montamos para você:

1. Comunicação é tudo!

Muitas vezes, a vontade de contribuir com a redução de gastos por parte dos seus colaboradores pode ser maior do que você imagina. Então, a nossa primeira dica é que você converse com os seus empregados, veja as ideias que eles têm a propor e talvez, pode ser interessante que você crie uma caixinha de dicas para cada setor. Assim, aos poucos, aqueles que são mais tímidos também podem contribuir com as suas ideias sem a necessidade de maiores movimentações, que podem acabar atrapalhando a rotina de trabalho. 

A comunicação escrita também pode ser uma excelente aliada no dia a dia, você pode, por exemplo, fazer uso de pequenas plaquinhas de aviso incentivando atitudes econômicas como: “Não deixe a luz acesa”, “Imprima somente o necessário”, “Economize água” e “Mantenha o local limpo e organizado”. Essa dica que parece tão simples, pode gerar efeitos significativos nas suas contas no final do mês. 

2. Personalização pode ser a chave 

À princípio, você pode estar se perguntando: “Como algo que me dá custos pode ser uma economia?”. Calma, nós vamos explicar como a personalização de algo simples como os copos pode ajudar não só na sua economia mas também, ajudar o planeta e a imagem da sua empresa. 

A sustentabilidade dentro das organizações tem sido um dos grandes temas em discussão na atualidade, e cada vez mais este é um dos tópicos que os clientes analisam em uma empresa antes de consumir um produto proveniente dela. Por isso, é de suma importância que, se você ainda não leva este fator em consideração, comece a repensar. Pois, ser considerada uma empresa que se preocupa com o meio ambiente vai te trazer uma excelente visibilidade no mercado.

Para você que está começando a implementar esta ideia e não vê por onde pode começar, é aí que entra a nossa dica. Você sabia que um copo plástico, por exemplo, pode demorar entre 250 a 400 anos para se decompor? Isso é muito tempo, não é mesmo? Ainda mais se pensarmos que o “tempo de vida útil” dele é de aproximadamente 13 segundos após ter sido pego no display. 

Com isso, ao investir em copos ou garrafas pessoais, ou personalizados, além de uma economia considerável na compra de descartáveis, você diminui a produção desnecessária de lixo na sua empresa, e ainda evita que muitas idas aos bebedouros sejam necessárias. Ajudando também, na otimização do tempo de trabalho. Se preferir, os seus próprios colaboradores também podem trazer os seus utensílios de casa, fazendo com que exibam o seu gosto pessoal e ajudem a criar um ambiente de trabalho mais dinâmico e descontraído. 

3. Analise o contrato de seus fornecedores e serviços contratados

Entre todas as outras, esta talvez seja a dica que leve um pouco mais de tempo para ser executada mas, em contrapartida, pode ser um dos melhores métodos para conseguir diminuir uma quantidade significativa dos custos que não podem ser simplesmente cortados. 

Um exemplo desses custos que muitas vezes são considerados imutáveis são os contratos estabelecidos com os fornecedores. Mas a verdade, é que não precisa ser assim. Os contratos com os fornecedores precisam ser avaliados de tempos em tempos, e se esse não é um hábito cultivado por você, é bom que comece a ser.

Portanto, avaliar o que está sendo oferecido em relação ao que outros fornecedores também estão oferecendo no mercado é imprescindível. Às vezes, com uma simples pesquisa bem guiada, você pode encontrar fornecedores que consigam lhe atender melhor por um preço mais equivalente. 

Alguns dos serviços que sempre podem estar sendo avaliados são:

  • Serviços de internet;
  • Serviços de telefonia; 
  • Fornecedores de benefícios. 

Em relação às empresas fornecedoras de benefícios, é sempre bom realizar uma avaliação com calma e bem intencionada, pois alguns cortes podem atingir de forma negativa na sua empresa. 

Economia com benefícios

Um bom exemplo de reavaliação que pode ser benéfica é com relação às operadoras de planos de saúde. Em alguns casos, somente uma mudança no tipo de plano contratado – de sem coparticipação para um com coparticipação – já pode render em uma boa economia, mas você ainda pode estender este corte de custos para outras áreas. Quer saber como? Vamos dar um exemplo:

Ao contratar uma corretora de seguros para te ajudar a encontrar um plano de saúde que seja coerente com o seu perfil empresarial, além de conseguir uma “mãozinha” na pesquisa, algumas delas ainda podem te oferecer benefícios que são realmente úteis e vantajosos. Como por exemplo, soluções de RH, fazendo com que você consiga economizar com a necessidade de contratar um serviço terceirizado para estas tarefas. Além disso, ela também pode conseguir uma redução de carência dentro do seu novo plano de saúde. 

Algumas corretoras, ainda podem oferecer serviços de consultoria, descontos em outros seguros – como em equipamentos portáteis, tão utilizados em casos de home office, – gestão de sinistro, desconto em planos de saúde pet e até mesmo, inclusão em sorteios e prêmios. 

Essas foram as nossas 3 dicas simples para reduzir os custos na sua empresa. Qual delas foi mais útil para você? Não se esqueça de compartilhar este conteúdo com os empreendedores que você conhece e que também gostariam de ter uma ajudinha para começar a colocar em prática a redução de custos em suas empresas. 

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