Respondido por Rodrigo Zeidan, especialista em finanças
Faltam poucos meses para o final do ano e chegou a hora de começar a
pensar em 2013. Este é o melhor momento para rever seus objetivos e
começar um planejamento para o próximo ano.
A primeira regra para um orçamento
anual eficiente é que ele deve contemplar diferentes cenários para a
administração do negócio. Uma solução simples é criar três cenários: uma
previsão normal, um cenário de crescimento acima do previsto e um
cenário pessimista. Desta forma, é possível que o empreendedor possa
ajustar suas políticas internas conforme os cenários.
O orçamento anual de uma empresa deve se concentrar na previsão de três variáveis: preço, quantidade e custo. A pequena empresa,
muitas vezes, não controla o preço dos produtos que cobra e tem de
seguir o mercado. Faça uma análise do comportamento dos concorrentes e
das tendências do mercado no qual a empresa atua. Os preços são sazonais
ou influenciados pela taxa de câmbio? Costumam apresentar muita
volatilidade? Uma vez respondidas essas e outras perguntas, é possível
chegar a um preço médio de referência para criação do orçamento.
A previsão de vendas, por sua vez, depende de variáveis internas à
empresa (capacidade de produção ou distribuição, número de empregados
etc) e fatores de mercado. Dados históricos são importantes para esse
tipo de previsão, assim como a taxa esperada de crescimento. O
empreendedor deve responder a algumas questões: é possível que haja uma
demanda maior ou menor do que a esperada para os produtos? A empresa é
capaz de suprir um surto de demanda? Os dados históricos apresentam
sazonalidade?
Já a previsão de custos resulta, em parte, da previsão de vendas, e
deve, portanto, estar alinhada aos cenários construídos para essa etapa.
Contudo, alguns cuidados devem ser tomados: dentro de um orçamento
anual, o orçamento de investimentos e financeiro representam custos que
não estão ligados às vendas presentes e, portanto, estarão separados da
previsão de custos diretos de produção. O orçamento de investimentos é
particularmente importante, pois nele estarão descritos os caminhos para
o crescimento da empresa a médio e longo prazo.