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3 coisas que você precisa saber sobre franquias de quiosque

Fonte: Exame

De acordo com dados do último
levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes de
franquias de quiosques faturaram 2,4 bilhões de reais no ano passado. São 100
redes e 3.931 unidades em operação.
Hoje, 61% atuam no segmento de
alimentação, mas é possível encontrar franquias de quiosques de cosméticos,
acessórios, presentes, entre outros. Para interessados em ser donos do próprio
negócio, esse modelo costuma ter preços mais baixos para abertura e fica em
locais privilegiados de shopping centers, aeroportos e galerias de lojas.
Para Batista Gigliotti,
presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de
franquias, uma das principais vantagens para o franqueado é que o investimento
inicial de uma franquia de quiosque é mais baixo que o de uma loja física.
“Mas, o custo de aluguel por metro quadrado é mais caro do que o aluguel de uma
loja”, completa Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto.
Algumas redes têm bastante
experiência neste segmento, trabalhando praticamente só com quiosques. É o caso
da Nutty Bavarian. “Desde o começo da empresa a gente sempre trabalhou com
quiosques por trabalharmos com um produto que o cliente compra por impulso”,
explica Adriana Auriemo Miglorancia, diretora executiva da Nutty Bavarian, uma
rede de franquias especializada em nuts glaceadas.
A marca foi trazida para o
Brasil em 1996 pela empresária e o primeiro quiosque foi instalado em Campos do
Jordão, em São Paulo. Hoje, rede tem seis unidades próprias e 88 franquias e o
plano de expansão da marca para esse ano é a região sul e centro-oeste do país.
O investimento inicial para abrir uma franquia é de 90 mil reais. Veja algumas
recomendações para quem deseja investir nesse tipo de negócio.
1. Acompanhe tudo de perto
Por ser uma operação menor e
com menos controles e funcionários, o franqueado precisa estar presente e
acompanhar de perto o negócio. “Além disso, tem o risco da facilidade maior do
furto de produtos, pois o produto fica exposto e o controle é mais difícil”,
afirma Cherto.
Para Adriana, o empreendedor
precisa assumir o cargo de gerente, pois como a equipe é reduzida, às vezes,
ele vai precisar fazer esse papel. “Você fica muito vulnerável se falta uma
pessoa”, conta.
2. Coloque tudo no papel
O custo de ocupação pode
encarecer bastante o investimento inicial de uma franquia de quiosque, pois a
maioria dos contratos de locação é de curto prazo. A lucratividade do negócio
pode ficar prejudicada se o empreendedor não calcular quanto precisa vender
mensalmente.
“É preciso analisar caso a caso
e fazer muita conta para saber realmente quanto de faturamento vai gerar e se
vai compensar”, afirma Cherto.
3. Seja criativo
Por ter um espaço limitado, uma
das principais dificuldades do franqueado é gerar uma boa experiência de
consumo no seu quiosque para os seus clientes. Para não ter problema os
lojistas da região, é preciso pensar em ações para promover o negócio que não
atrapalhem o fluxo do local.
Para Gigliotti, o empreendedor
tem que se adaptar de acordo com o local e observar quais outros pontos têm
mais potencial dentro do mesmo shopping, por exemplo.

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