Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como o Cadastro Positivo vai beneficiar sua empresa

Cadastro Positivo_Capa

O dia 1º de agosto representou o marco na implementação do Cadastro Positivo. As instituições financeiras iniciaram o compartilhamento de informações dos bons pagadores com as entidades gestoras do Cadastro Positivo. São entidades como Serasa e SPC que se responsabilizam por coleta, armazenamento, análise e acesso de terceiros aos dados armazenados.

Pessoas jurídicas também podem participar do Cadastro Positivo. A adesão é voluntária e pode ser feita a partir do preenchimento de um formulário que autoriza suas inclusões.

Como funciona?

O empresário deve entrar em contato com o banco e solicitar a inclusão de seu CNPJ no Cadastro Positivo, autorizando formalmente a análise de seu histórico como bom pagador. Basta autorizar em uma única agência bancária para que o CNPJ comece a fazer parte de uma rede de informações que validarão seu histórico de adimplência perante o mercado.

Esse histórico somente será construído a partir do dia 1º de agosto deste ano. Na prática, significa que o passado de inadimplência do CNPJ não o prejudica. Ainda não foi definido o prazo de tempo para que o histórico possa, de fato, ser fonte de validação de uma negociação entre as empresas e as instituições financeiras. Porém, quanto antes aderir ao Cadastro Positivo, mais cedo a empresa poderá se valer dos benefícios desse sistema.

Mesmo que o objetivo não seja tomar crédito no curto prazo, a adesão imediata possibilita à empresa estar antecipadamente preparada para quando, e se, ocorrer necessidade.

Por que beneficia o micro e pequeno negócio?

Porque é um sistema justo:

  • Todas as empresas participantes somente terão seus históricos analisados a partir do 1º de agosto de 2013.
  • As análises serão individualizadas. Ou seja, quanto melhor o histórico individual, maior os benefícios de cada CNPJ.
  • As taxas de juros de uma negociação serão ajustadas ao perfil de risco de cada empresa.

Quais são os benefícios?

Estar incluído no Cadastro Positivo facilitará a obtenção de créditos de financiamento com taxas de juros reduzidas e a relação de compras com os fornecedores do negócio.

As informações sobre empréstimos, financiamentos e crediários, além de dados sobre o comportamento de pagamento das contas de consumo (água, gás, telefone fixo e luz) fomentarão o banco de dados daquele CNPJ e, no momento adequado, poderá ser usado como um trunfo.

Além disso, participar do Cadastro Positivo exigirá mais assertividade nos controles financeiros das empresas, refletindo diretamente na melhoria da gestão do negócio.

Mas os benefícios também alcançam as empresas que, ao consultarem a presença no Cadastro Positivo de consumidores finais, poderão ter:

  • Mais segurança nos planos de expansão da base de clientes,
  • Mais facilidade na identificação de ameaças diante do perfil de cada cliente;
  • Mais rentabilidade na redução da inadimplência da sua base de clientes.

Acesse os links abaixo e saiba mais sobre o assunto:

Leia também “Cadastro Positivo pode beneficiar micro e pequenas empresas

Fonte: Banco do Brasil

You must login to add a comment.

Posts relacionados