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20 anos de E-commerce: o segredo do sucesso

20 anos de E-commerce: o segredo do sucesso

Esse ano, o comércio eletrônico completa 20 anos no Brasil. Durante esse tempo, muita coisa mudou na internet, na vida das pessoas e nos hábitos dos consumidores. Os equipamentos de 20 anos atrás (computador, celular, palme top), hoje estão todos concentrados em um único local: o celular. Além do mais, metade da população global tem acesso à internet.

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No Brasil, só em 2014 o comércio eletrônico cresceu 24% e atingiu faturamento de 35,8 bilhões de reais. Esses números atraem o empreendedor, que está cada vez mais atento a essa mudança de hábito nas vendas e quer também se inserir nesse mercado.

Pedro Guasti, diretor executivo da E-bit, empresa brasileira que estuda e certifica as empresas virtuais, participou de uma videoconferência no Sebrae, em que pode expor para gestores do Brasil alguns dados do mercado, dar dicas e tirar dúvidas.

Dados do E-bit mostram que o Brasil possui 141milhões de usuários de celular, o que representa 69% da população. Já 165 milhões de brasileiros tem acesso à internet banda larga, seja que alguns usuários são contados mais de uma vez por possuírem internet em casa e no celular. Além disso, 27% dos brasileiros consumem conteúdo da TV e da internet ao mesmo tempo, o que pode ser obervado pelos empresários como uma oportunidade. Isso porque 51% dos consumidores fazem uma busca após serem impactados com um anúncio na TV e 71% das buscas ocorrem quando o usuário está acompanhando o comercial.

Os empresários já estão mais atentos a essa mudança de hábito dos consumidores e, por isso, pensando em estratégias para este mercado. Confira algumas dicas:

Faça marketing online

Hoje, o consumidor pesquisa, compara, pensa e depois confia. Nos Estados Unidos há uma estimativa que 48% das compras do varejo offline tiveram alguma influencia da web, como por exemplo, o consumidor pesquisou preço na internet antes de comprar na loja física. Isso mostra que, mesmo que o empresário não tenha um portal para vender online, é importante que ele pratique marketing digital, para que a imagem de empresa esteja bem posicionada na internet.

Comece pelos estados que estão em alta

Pesquisa do E-bit mostra que o estado brasileiro que possui o maior volume de pedido de compras online é São Paulo, seguido do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os três estados juntos representam 66% do volume de pedido, logo, é uma estratégia para o empreendedor começar o negócio nestes estados.

Fique atento aos segmentos do comércio que estão crescendo

Quando o e-commerce surgiu, os produtos mais vendidos eram livros, CDs e DVDs. Depois de um tempo, as pessoas passaram a comprar produtos mais caros e hoje, elas chegam a comprar celulares e TVs pela internet, pois a confiança no serviço online aumentou.  No Brasil, a categoria que mais chama atenção pelo seu crescimento de demanda é moda e acessórios. Em 2007, o segmento estava na 26ª posição de maior procura, em 2010 subiu para 6º lugar, em 2011 para 5º, em 2012 esteve em 2º lugar e em 2013 e 2014 se tornou líder nas compras online. Logo, é um segmento para deixar o empreendedor atento. Outra estratégia é atuar em nichos.

Para saber mais sobre o assunto, confira a revista E-commerce Brasil que também comemorou os 20 anos do comércio virtual. Leia aqui.

Confira mais notícias no Blog do Varejo Sebrae. 

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