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10 hábitos para fazer seu dia render mais

10 hábitos para fazer seu dia render mais

Você trabalha muito e fica com a sensação de que não rendeu o suficiente durante o dia? Parece que o dia é muito curto e você não consegue resolver todas as suas atividades, atrasa entregas ou simplesmente esquece onde colocou um material importante?

10 hábitos para fazer seu dia render mais

 

Confira hábitos que você pode adotar para deixar seu dia mais produtivo:

 

1- Concentre-se em uma única tarefa por vez

Ou melhor, não seja multitarefas. Você já ficou com a sensação de que trabalhou durante todo o dia e não conseguiu terminar quase nada? Pois é, o dia a dia de um MEI é atribulado e cheio de situações não planejadas.

Que tal reduzir os imprevistos? Uma maneira bastante simples é dividir todas as suas tarefas em pequenas etapas pois elas lhe ajudarão a se concentrar em uma coisa de cada vez com a intenção de fazer tudo muito bem feito e longe de distrações desnecessárias. Raramente a atuação multitarefas é benéfica para o empreendedor.

 

2- Organize as atividades similares

Quando existe um “mar” de atividades e você não sabe por onde começar, tente organizá-las em “blocos” que tenham características similares, por exemplo: bloco de visitas externas (clientes, bancos, fornecedores) e bloco de atividades internas (resposta de e-mails, envio de orçamentos a clientes, noticiários, atualização de redes sociais).

Você pode fazer essa organização com apoio de etiquetas adesivas, painéis de parede ou até mesmo em planilhas eletrônicas ou aplicativos no smartphone.

 

3- Anote suas atividades diárias

Que tal verificar quanto tempo você vem dedicando para cada atividade diária? Talvez você leve um grande susto, mas anotar de hora em hora o que foi feito pode te ajudar a identificar onde há desperdícios.

A partir das anotações, pode adotar novas práticas e rotinas gradualmente até se sentir confortável para abandonar seu registro. Ele pode ser feito em planilha eletrônica ou até mesmo em um caderno.

 

4- Anote as principais atividades do dia seguinte

Se mesmo após o horário de trabalho você se sente ansioso e preocupado com o que vai ocorrer no dia seguinte, adote o hábito de usar 5 minutos no término do expediente para prever as próximas e principais tarefas.

Essa é uma maneira de não as esquecer e também de priorizar o dia seguinte. Quanto mais específicas forem as atividades listadas melhor. Como dica, faça também uma lista de tarefas cumpridas para contabilizar sua evolução.

 

5- Estabeleça prazos para todas as tarefas

Não saber quanto tempo você levará para realizar uma atividade pode ser angustiante e aumentar ainda mais sua procrastinação. Portanto, atribua prazos a si mesmo. Essa prática te ajudará a mapear o volume de trabalho e priorizar aquilo que for mais importante para respeitar o tempo planejado.

 

6- Mantenha o ambiente de trabalho organizado

Pesquisas apontam que a bagunça e a desorganização atrapalham o funcionamento do cérebro e tornam nossos pensamentos mais dispersos. Além disso, se você atende clientes pessoalmente, não vai querer que ele fique com uma má impressão sobre seu negócio, certo?

Portanto, organize papéis, arquivos e documentos (físicos e eletrônicos). Utilize caixas e etiquetas para identificar seus materiais de trabalho. Adote rotina semanal para evitar acúmulos. Se você trabalha no computador, crie pastas e organize os arquivos similares, utilize títulos intuitivos que ajudem a encontrar com facilidade orçamentos, documentos, notas, etc.

 

7- Evite as distrações

Você conhece os “ladrões de tempo” do MEI? São atividades simples, porém que geram distrações e interrupções ao longo do dia. Restrinja a consulta aos e-mails, sites, redes sociais, e reuniões improdutivas para manter o foco no que importa. Estabeleça horários fixos para realizar essas ações.

 

8- Conte com a ajuda da tecnologia

Existem boas opções simples e gratuitas para te ajudar a organizar suas tarefas e, principalmente, seu tempo. E o melhor que elas podem estar na palma da sua mão ou no seu bolso ao longo de todo o dia.

Teste aplicativos e ferramentas online que prometam te ajudar a organizar seu dia, por exemplo: calendários online, organizadores de tarefa, contabilizadores de tempo, quadros de atividades, gerenciadores de projetos, entre outros.

 

9- Exercite o poder do “não”

Quanto mais tarefas assumimos, maior a chance de não encerrá-las. Evite assumir atividades pouco importantes que interrompam sua rotina. Exercite e aprenda a dizer “não” para aquilo que não for diretamente útil ou relevante.

 

10- Desmembre as tarefas estratégicas das “automáticas”

Você sabe quais atividades são importantes e quais são urgentes, porém menos importantes? Frequentemente o MEI investe seu tempo em “apagar incêndios” pontuais e deixa de realizar ações estratégicas para seu negócio pois simplesmente não consegue distinguir o nível de importância delas.

Faça uso de tabela onde é possível classifica-las entre importante e urgente. Priorize as ações importantes no início do dia e reserve o final do dia para aquelas imprevistas. Lembre-se: O que é importante nem sempre é urgente.

Para saber mais: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/217933fc1f325c0524ae16a971d5ba06/$File/19262.pdf

Thamiris Da Silva

Thamiris Da Silva

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