Existem muitas ferramentas de Marketing Digital para empreendedores adotarem no dia a dia e produzirem suas próprias estratégias de comunicação na Internet. É claro que o trabalho é sempre mais eficiente quando produzido por uma agência especializada, mas é possível conseguir bons resultados por conta própria também.
Para ajudar a entender o que você precisa para fazer um bom trabalho na Internet, nós listamos algumas das melhores ferramentas de Marketing Digital para empreendedores a seguir.
A lista foi feita com o apoio da equipe da Chili, agência especializada em projetos de SEO. Confira abaixo quais são as ferramentas de Marketing Digital para empreendedores mais recomendadas!
Para fazer análise de tráfego e outros dados
1. Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta básica para analisar os dados de tráfego que o seu site recebe. Ele permite que você saiba exatamente quais são as suas principais fontes de visitas, quais as melhores palavras-chave e qual a jornada que os visitantes fazem na sua página.
Com isso, você pode agir para ampliar as suas fontes de tráfego e corrigir pontos negativos no seu site, que estão “travando” o público e impedindo que as visitas possam fluir adequadamente.
2. Google Search Console
O Google Search Console é outra ferramenta gratuita que o Google oferece para os webmasters analisarem toda a sua estratégia de SEM (Search Engine Marketing), de modo a ver como está a sua situação.
Com essa ferramenta, é possível corrigir problemas que estão impedindo o seu posicionamento no Google.
3. SEMRush
Um dos pontos mais importantes de uma estratégia de Marketing Digital é o controle de tráfego orgânico, incluindo a produção de conteúdo, análise de concorrência e determinação de palavras-chave a serem utilizadas.
Uma ferramenta essencial para isso é o SEMRush, provavelmente a ferramenta mais completa do mercado em relação a essa área. O SEMRush aborda absolutamente tudo que o profissional de marketing ou empreendedor precisa, desde volume de busca por palavras-chave até análise de termos próximos e muito mais.
4. Ubersuggest
Além do SEMRush, uma outra ferramenta que faz um serviço semelhante, mas com menos profundidade, é o Ubersuggest, criado e mantido por Neil Patel, um dos maiores nomes do Marketing Digital no mundo todo.
Uma das grandes vantagens do Ubersuggest é que sua versão profissional é muito mais barata do que a do SEMRush. Assim, para um profissional freelance, é uma alternativa melhor.
Para administrar tarefas
5. Trello
O Trello é uma ferramenta muito útil para a organização de tarefas, fluxo de trabalho e controle de produtividade de um time. Com ele, dá para montar diferentes fluxos de trabalho, criar tarefas e controlá-las com base em vários fatores, permitindo que uma equipe possa trabalhar remotamente de maneira mais fácil.
6. Monday
Assim como o Trello, o Monday é uma ferramenta de administração empresarial. Com este programa, você pode controlar o fluxo de cada etapa de sua empresa, analisar a eficiência de seus funcionários e construir estratégias usando dados reais fornecidos pelo sistema de análise do Monday.
A ferramenta também conta com calendário, para fazer o planejamento das etapas e controle de inventário, para não perder de vista tudo o que sua empresa possui.
7. Later
Later é um aplicativo de programação de postagem em Instagram (e agora Tiktok). Nele é possível planejar todo o conteúdo do mês, já com a imagem, texto e hashtags. Na versão gratuita ele se limita somente ao feed, mas na versão paga é possível planejar data e horário de postagem de stories, e analisar outros aspectos das redes sociais, como o alcance de hashtags, análise do alcance do post, e como fazer uma boa Bio.
8. Google Drive
Ferramenta integrada ao Gmail, o Google Drive é um ótimo local para armazenar e compartilhar arquivos importantes, vídeos e banco de imagens da empresa. Nele você pode optar por compartilhar quantos arquivos quiser com quantas pessoas precisar, mantendo em segurança o restante do seu Drive.
Para criar artes, apresentações e templates
9. Canva
O Canva é um aplicativo focado em descomplicar o design. Ele conta com bancos de imagens, figuras, fontes e templates para todas as necessidades. Precisa de um rápido layout para fazer uma apresentação sobre os gastos e ganhos da empresa? Ou precisa atualizar o cartão de visitas? O app atende todas as suas necessidades, e está sempre atualizando para se adaptar as últimas novidades das redes sociais e do mundo dos negócios.
10. Freepik
Se você precisa de imagens gratuitas para campanhas ou publicidade, o Freepik é o seu lugar. Um dos maiores bancos de imagens, nele você encontra todos os tipos de fotografia e ilustração criados por profissionais, prontos para uso.
Pronto! Agora que você já viu essas ferramentas de Marketing Digital para empreendedores, é hora de usá-las para colocar a sua estratégia em prática e conseguir os melhores resultados possíveis.
Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário abaixo dizendo qual dessas ferramentas você já usou antes!